PINUS

Pinus- (características gerais) O gênero Pinus compreende cerca de 90 espécies, nativas do hemisfério norte.  Constitui um grupo de enorme importância econômica.  Os pinus produzem madeira, sendo muito utilizada para caixotaria, indústria de sapatos e lápis, e sua fibra longa é usada como celulose para produção de alguns tipos de papéis (papelão, papel pardo, etc.). Além da madeira, várias espécies fornecem resinas utilizadas para diversos fins, como componente da indústria farmacêutica, da indústria de conglomerados e de tintas. 

Além dessas variadas utilidades, a madeira de pinus é muito utilizada na construção civil, mesmo que em nosso país ainda habite um tabu. Diferentemente do conhecimento geral, a madeira de pinus possui uma excelente resistência e uma ótima durabilidade quando estamos falando em seu tratamento em autoclave, visto a sua fibrosidade- possuindo um cerne 100% tratável!

  • Resistente – Alta durabilidade, ideal para construção civil ou fazer móveis.
  • Maleável – Facilitando o corte para sua utilização.
  • Beleza – Os seus veios naturais geram uma beleza única para o artesanato.
  • Peso – Mais leve do que as madeiras tradicionais.
  • Preço – Pode gerar bastante economia para a sua obra ou artesanato pois apresenta um ótimo custo benefício.
  • Meio ambiente – Leva bem menos tempo para ser utilizada do que uma árvore comum, além de ser reflorestada ajudando o nosso meio ambiente.

 

Estas árvores se tornaram importantes fontes de reflorestamento!