tratamento

’Para o tratamento em autoclave funcionar a madeira deve passar por um período de secagem. Quando a madeira atinge um grau de umidade adequado, damos início ao tratamento é realizado em uma unidade industrial denominada Usina de Preservação de Madeira (UPM). Ela é composta por autoclave (vaso de pressão), conjunto de moto-bombas, tanques, tubulações e instrumentos de controle de operação.

Neste equipamento, a madeira é submetida a um vácuo inicial (retirada do ar das células da madeira), pressão (introdução do preservativo nas camadas permeáveis) e vácuo final (remoção do excesso de produto das superfícies das peças).

Tratamento por Autoclave amplia a resistência natural da madeira contra a ação do tempo (não apodrece) e dos agentes deterioradores (brocas e cupins), como os organismos xilófagos (que se alimentam da madeira), em especial os fungos apodrecedores (brocas e cupins ou térmitas) e de furadores marinhos (moluscos e crustáceos), impedindo a degradação da madeira e a liberação do gás carbônico (CO2) que a árvore capturou durante seu crescimento.

A madeira tratada pode ser usada em contato direto com o solo, na construção civil, postes, cercas, entre outras aplicações. Já a madeira sem tratamento, em contato com o solo, degrada-se de forma rápida.

Benefício do tratamento

  • Diminui o consumo de madeira nativa;
  • Possui um ótimo custo-benefício;
  • Melhora o nível de isolamento térmico e acústico;
  • Maior durabilidade;
  • Mantem o carbono armazenado na madeira, auxiliando na redução do efeito estufa.’’